Com o avanço da tecnologia e com o fácil acesso à internet, problemas como invasão de privacidade veem crescendo a cada dia, talvez isso se justifique devido ao fato de que os usuários dessas tecnologias depositem dados e informações muito importantes nesses sistemas. Isso é basicamente o que acontece nas redes sociais, pois com o acesso a tantas informações de diversas pessoas isso acaba se tornando um alimento para a atividade de indivíduos mal intencionados.
Hoje podemos dizer que nossa sociedade se enquadra muito bem ao termo "bodes expiatórios", pois com a alta capacidade de transmissão de informações novos sistemas de segurança e monitoramento foram criados, porém ao mesmo tempo que esses meios nos auxiliam, eles se tornam instrumentos para a invasão de privacidade, onde acabam expondo as nossas atividades e relações a terceiros, que de certa forma mantém algum controle sobre nós, nos privando de certa forma da liberdade.
Cabe a nós ponderarmos as coisas que publicamos nas redes sociais, assim como analisar se certos sistemas são seguros, recolhendo informações necessárias para chegar a essa conclusão. Necessitamos também de políticas de proteção e privacidade, para que sistemas de segurança não se tornem diversão para curiosos e nem uma forma de se obter controle e limitar a liberdade de um individuo.