O ser humano é o único capaz de projetar e realizar o trabalho, por isso podemos concluir que todo e qualquer trabalho que se baseia em princípios honestos necessitam de um comportamento adequado para serem realizados, de maneira que essa postura traga ao homem valores justos, de ética e moral.
Conseguimos observar que a dignidade da pessoa no trabalho está muito associada aos valores morais, chegando ao ponto de associar-se com o valor espiritual, ou seja, todo ser humano tem sua própria visão do que é digno ou não, sendo assim, podemos observar que o trabalho pode ter um "preço", ou ser considerado digno. Quando o trabalho ou tarefa acabam sendo exercidos somente pelo "preço", pode ser substituída por algo equivalente, por outro lado, aquilo que vai um pouco além, como prazer, satisfação e outros interesses sinceros e honestos que não podem ser substituídos, compreendem a dignidade.
Basicamente podemos dizer que o que dignifica o trabalho do homem são os valores "absolvidos" nesse trabalho onde se compreendem aspectos pessoais, morais e espirituais, baseados em ética e honestidade, trazendo satisfação e superação acima de qualquer outro tipo de remuneração, ou melhor, que qualquer remuneração possa comprar.
A dignidade é a honra e o respeito que se faz, e são valores que podem ser a aplicados na vida toda, por isso dignificam o homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário